O governador Rui Costa (PT) participou, neste domingo (29), às 15h, no Parque de Exposições de Salvador, da abertura oficial da 28ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) e da VI Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes). Esta é a primeira vez em 25 anos que a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) não participou do evento, já que esta, que prestava serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), para a agricultura familiar no Estado da Bahia foi extinta pelo governador.

Visitantes sentiram falta da participação da EBDA no evento. “Eu vim mesmo já acostumado com as tecnologias apresentadas pelos técnicos da EBDA”, contou seu Mário dos Santos, de 63 anos, agricultor familiar da região de Mata de São João. A universitária Michelle de Andrade, 23 anos, revelou que seu maior interesse era encontrar o estande do laboratório de análises da EBDA para uma pesquisa de campo com os profissionais da área. “É eu soube da extinção da empresa, mas acreditei que teria alguma alternativa aqui”, lamentou.

Segundo os organizadores da Fenagro, a expectativa é que sejam movimentados aproximadamente R$ 100 milhões em negócios e atraídos 100 mil visitantes ao evento realizado na capital baiana.

 

A 28º edição da feira vai acontecer até o dia 6 de dezembro, das 8h às 22h, no Parque de Exposições de Salvador. Os ingressos custam R$ 5. Crianças até 12 anos não pagam. Funcionários públicos têm gratuidade mediante comprovação.