O governador Jaques Wagner e o secretário de Saúde, Jorge Solla, assinam ontem, na Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), o contrato de concessão administrativa para gestão e operação do Hospital do Subúrbio (HS) com a empresa Prodal Saúde S.

A

Localizado no Subúrbio Ferroviário, próximo à estrada BR-324, o hospital atenderá casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica e traumato-ortopédicas (adulto e pediátrico).

Serão 268 leitos de internação, nas especialidades de clínica médica, clínica pediátrica, cirurgia geral adulto e pediátrica, traumato-ortopedia adulto e pediátrico, unidade semi-intensiva e UTI adulto e pediátrica.

A expectativa é de que a nova unidade beneficie cerca de um milhão de habitantes do subúrbio, além da população de bairros adjacentes como Valéria, Cajazeiras, Castelo Branco e Pau da Lima.

Serão gerados cerca de 1,6 mil empregos diretos.

O hospital também contará com o programa de Internação Domiciliar (ID), com capacidade inicial para atendimento a 30 pacientes.

O HS será maior que o Hospital Geral do Estado e vai desafogar todo o atendimento na área de urgência/emergência, hoje centrado naquela unidade.

A Prodal Saúde S.

A.

, que é o consórcio Promédica & Dalkia, formado pela Promédica Patrimonial S.

A.

e pela Dalkia Brasil S.

A.

, foi a vencedora da concorrência pública 008/2009, em regime de PPP – Parceria Público Privada, primeira no país, para a gestão e operação, em regime de concessão administrativa de um hospital público.

Esta licitação foi realizada por pregão presencial na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros do Estado de São Paulo (BM&F Bovespa).