A manhã da quinta-feira (29) em Camaçari começou com a visita do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) e sua comitiva, para a entrega das unidades habitacionais do Condomínio Parque São Vicente, através do Programa Social Minha Casa Minha Vida.

Nesta etapa, 511 famílias foram beneficiadas com casas ou villages situados no bairro do triângulo, no inicio da cidade.

Para a auxiliar de enfermagem Maria das Mercês, de 60 anos, que mora numa casa de aluguel no bairro Nova Vitória, o sonho de ter uma casa própria faz parte da vida de muitos brasileiros, mas na dela já virou realidade: “ eu estou muito feliz, agora vou viver tranqüila”, contou a moradora que pagará uma parcela mensal de R$ 50,00.

Durante a entrega das chaves, o governador relembrou das dificuldades que o governo enfrentou durante a implantação de programas voltados para famílias de baixa renda, a exemplo do Bolsa Família – programa do governo federal – e ainda fez questão de rebater as criticas. “Nós fizemos o bolsa família contra a vontade dos barões; eles não aceitavam o programa porque nunca passaram fome como o meu pai passou (…). O dinheiro do bolsa família contribui muito para a economia, já que movimenta também o comércio”, destacou.

O prefeito da cidade, Luis Caetano (PT) também participou da entrega das chaves e lembrou que a conquista é o um presente para a cidade. “Camaçari completou 253 anos [no dia 28 de setembro] e esse é um grande presente. Nada mais importante pra o povo do que ter uma moradia digna”, disse.

O residencial contemplou famílias com renda de até R$ 1.395.

“Estresse” nos bastidores da entrega

A presença do Governador da Bahia em Camaçari reuniu muitos políticos e autoridades locais. Muitos deles de olho nas eleições de 2012 – inclusive já declararam pré-candidatura – e que por essa razão não dispensam uma aparição em público.

O palanque ficou repleto de “boas intenções” até durante o discurso de Jaques Wagner; e foi por causa da disposição desses políticos que o governador parece ter sido desapontado.

Enquanto ele tentava falar aos cidadãos presentes da satisfação em entregar as unidades habitacionais, interrompeu a comemoração e bradou: “Se as pessoas aqui atrás pudessem fazer o comício mais baixo… eu quero falar pro povo”, alfinetou.