A partir de 2021, pelo menos cinco escolas da rede estadual baiana vão mudar de nome, sendo que, destas, quatro haviam sido batizadas em homenagem à família ‘Magalhães’ – do atual prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).

As portarias, que foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) da quarta-feira (23/12), levam a assinatura do secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues.

Agora, com a medida, três escolas que antes era nomeadas como Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (Celem) foram atingidas. A unidade de Malhada passará a se chamar Colégio Estadual Rosalvo Oliveira Souza, a de Boquira será denominada como Colégio Estadual de Boquira e a de Fátima, como Colégio Estadual Paulo Freire.

No município de Várzea da Roça, o Colégio Estadual Governador Antônio Carlos Magalhães passará a ser chamado de Colégio Estadual Professora Adélia Mendes.

Ademais, as alterações ainda abrangeram o Colégio Estadual Coronel Jerônimo Rodrigues Ribeiro, que foi renomeado como Colégio Estadual Integração Lagoa do Pires. O nome antigo fazia uma singela homenagem a um ex-prefeito do município baiano de Uauá.

De acordo com informações divulgadas pelo Bahia Notícias, a mudança dos noms ocorre em atendimento a constantes solicitações dos colegiados escolares das respectivas unidades de ensino: “Os novos nomes foram propostos pelos próprios colegiados”.

Entre os novos nomes, ao menos dois se referem a profissionais ligados à área da Educação baiana: Adélia Mendes é professora, como o próprio título da escola aponta, e Paulo Freire é reconhecido como o “Patrono da Educação Brasileira”, dada a relevância de suas contribuições como educador e filósofo para o país.

0 0 votos
Article Rating