O governo federal decidiu, nesta quarta-feira (3), suspender por tempo indeterminado a realização do leilão para compra de arroz importado, com o objetivo inicial de suprir a demanda do país após o desastre ambiental no Rio Grande do Sul – maior estado produtor do alimento.

A notícia foi dada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em entrevista à Globo News. Segundo ele, a decisão foi tomada após um acordo com o agronegócio em manter controlado os preços do arroz nacional, algo que era temido pelo governo.

Porém a ideia do leilão não foi totalmente cancelada pois pode ser usada caso o valor do item aumente consideravelmente, impossibilitando a compra para as classes menos favorecidas.

Nos bastidores, é visto que o projeto declinou após uma irregularidade apontada na primeira tentativa. A maioria das empresas participantes não teria capacidade financeira para operar um volume financeiro tão grande e, diante disso, o secretário de Política Agrícula da pasta de Fávaro, Neri Geller, foi demitido por suspeitas de envolvimento no caso.

 

0 0 votos
Article Rating