Até o momento seis das 12 cidades contaminadas pelas manchas de óleo, no litoral baiano, foram incluídas pelo Governo Federal no decreto de situação de emergência, publicado na manhã desta terça-feira (22), no Diário Oficial da União (DOU).
Através do decreto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, recursos federais serão liberados para as cidades que estão tendo custos com a limpeza das praias.
A situação de emergência só foi reconhecida por pelo secretário Alexandre Lucas Alves, até o momento, nos municípios de Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra e Lauro de Freitas.
As outras seis cidades atingidas, que não estão no decerto do Governo Federal, são: Vera Cruz, Itaparica, Salvador, Mata de São João, Itacaré e Cairu.
Devido a gravidade da situação, o Governo do Estado decretou estado de emergência. Todo o litoral do estado segue sob monitoramento.
Representantes de órgãos ambientais, prefeituras, estado e outras entidades, que integram o Comando Unificado do Incidente, têm se reunido diariamente para fazer balanços e pensar soluções para o caso.