Os bancários da Bahia encerraram nesta quinta-feira (6), a greve nacional iniciada há pouco mais de um mês. Segundo informações do Sindicato dos Bancários da Bahia, apenas os trabalhadores da Caixa Econômica Federal decidiram permanecer em greve. Com o fim da paralisação, todas as agências, menos as da Caixa, voltam a funcionar já nesta sexta-feira (7).
A assembleia foi realizada na sede do sindicato, localizada na Ladeira dos Aflitos, em Salvador. Cerca de dois mil bancários participaram da reunião, segundo informações de dirigentes.
A Fenaban apresentou sua proposta em São Paulo, na última quarta (5), e prevê reajuste de 8% para 2016 mais abono de R$ 3.500,00. Há também 15% de reajuste no vale-alimentação, 10% no vale-refeição e 10% no auxílio-creche e babá.
Nesta quinta, a greve dos bancários completou um mês, com mais de mil, das 1.232 agências, fechadas na Bahia. O dado foi divulgado pelo Sindicato dos Bancários do Estado, que calculou adesão de mais de 80% das unidades.
A greve já é mais longa do que a realizada pelos bancários no ano passado, que durou 21 dias. Segundo a Contraf-CUT, a greve mais longa da categoria na história foi em 1951 e durou 69 dias. Nos últimos anos, a mais longa foi a de 2004, com 30 dias.