Como forma de comemoração pela Independência da Bahia, celebrada em 02 de julho, todos os anos o Fogo Simbólico percorre o recôncavo baiano, tradicionalmente, a partir do dia 30 de junho, antes de chegar a capital baiana. O Fogo Simbólico refaz os caminhos das cidades do recôncavo que lutaram para consolidar a Independência da Bahia.

Este ano, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SECEL) apoia o grupo de ciclistas “Tribo da Trilha” que irá acompanhar a corrida escoltando o Fogo Simbólico, desde a saída em Cachoeira, no dia 30, passando por Santo Amaro, até a chegada em São Francisco do Conde, durante a tarde. De acordo com Marivaldo Bispo, líder do “Tribo da Trilha”, o objetivo é que em 2014 o grupo acompanhe a corrida até Salvador. A equipe é composta por atletas de São Francisco do Conde.

O Fogo será recebido pelas autoridades locais e outros atletas da cidade que conduzirão a tocha no dia 1º de julho, logo cedo, para o município de Candeias. De lá, o mesmo será encaminhado para Simões Filho de onde segue para Salvador.

São Francisco do Conde é marcado por um legado de conquistas nacionais históricas. Em 1822, a população sanfranciscana e de cidades vizinhas uniu-se para combater invasores portugueses na região, o que resultou na soberania baiana durante as lutas pela Independência.