Guardas Municipais de Lauro de Freitas desenvolvem programa de “Roteirização de Rondas”

Agentes da Guarda Municipal desenvolvem projeto de pesquisa que visa orientar os guardas em suas rotas e, assim, facilitar as rondas escolares do município. O programa, intitulado “Um Modelo de Roteirização para Rondas Escolares Preventivas da Guarda Municipal de Lauro de Freitas”, foi criado pelo guarda Bruno Menezes e pelo programador Márcio Miura.

A ferramenta realiza um mapeamento geográfico utilizando os recursos do Google Maps, para localizar as unidades escolares do município e indicar um melhor percurso para os agentes, com o principal objetivo de facilitar o planejamento estratégico das rondas realizadas pela Guarda Municipal, reduzindo os custos e o tempo, proporcionando desta forma um maior benefício para a população e para a administração pública.

Este projeto recebeu o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), pois, além de ser aplicado para a Guarda Municipal, também poderá favorecer na logística das rotas percorridas pelos servidores da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, contribuindo diretamente na diminuição dos custos do órgão público.

Exemplo para outros estados – Os criadores do projeto e o pesquisador de programas, o guarda Adailton Silva, apresentaram a ferramenta em Florianópolis (SC), entre os dias 7 e 9 de agosto, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), para profissionais de diversos setores da Segurança Pública do Estado sede do evento. Os representantes do “Roteirização de Rondas” também foram convidados para apresentar a pesquisa à Polícia Militar do Amazonas, e à Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro.

Leia também: