Guardas municipais da cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, usaram da força para imobilizar um jovem, após, de acordo com testemunhas, ofender um agente que assobiou um “fiu, fiu” ao passar pela namorada dele. Moradores que passam pelo local relataram o uso de violência por parte de alguns dos guardas, e a prefeitura investiga o caso.

Testemunhas disseram a confusão entre o rapaz e os agentes teria iniciado após um dos guardas ter olhado para a namorada dele e assobiado. A prefeitura, por outro lado, afirmou que ele desacatou e agrediu fisicamente os agentes, o que resultou no uso de força por parte deles. Em seguida, outro guarda retira a arma da cintura e fica a segurando por alguns segundos. Ao guardá-la, ele pega uma algema e tenta colocar no rapaz.

Ainda de acordo com as imagens, o jovem parece resistir, e vários guardas passam a imobilizá-lo de forma violenta. Em determinado momento, é possível ver um dos guardas fazendo movimentos bruscos contra a perna dele.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), informou que, na tarde de terça-feira (1º), um homem desacatou e agrediu fisicamente os agentes de segurança da Guarda Civil Municipal que faziam patrulhamento no Centro Comercial da cidade. Segundo a prefeitura, o uso de força se fez necessário para garantir a própria integridade física do detido e dos agentes.

0 0 votos
Article Rating