Em virtude da grande procura pela vacina Trivalente contra as influenzas A (H1N1); A (H3N2); Influenza B (subtipo Brisbane) o que se viu nos últimos dias, em quase todo o estado, foi o término praticamente simultâneo das doses da mesma.
Por conta desta situação, o portal Bahia No Ar, fez um levantamento nas principais cidades da Região Metropolitana de Salvador, para informar o leitor onde ainda é possível realizar a imunização.
Camaçari
Em Camaçari, a coordenadora do Núcleo de Imunização, Ana Paula Nogueira informou que, o setor dispõe apenas de 400 doses da vacina, que serão distribuídas nesta quinta-feira, 05. De acordo com coordenadora, esse número corresponde a basicamente a quantidade enviada a apenas um posto de vacinação, visto que, segundo ela, existem unidades que vacinam cerca de 600 pessoas por dia, por conta da procura. Na ocasião, a coordenadora não informou ao certo para qual posto seria enviado as últimas doses da vacina.
Ana Paula informou ainda, que agora o município fica no aguardo de receber novas doses da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), no inicio da próxima semana. Vale lembrar que em Camaçari, em virtude da greve dos servidores públicos, só estão funcionando 10 postos de vacinação. O município já recebeu 18 mil doses da vacina e já imunizou até o momento 35,40% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.
Dias D’Ávila
Na cidade de Dias D’ Ávila, onde a vacina estava disponível em nove postos de vacinação, a gerente da Vigilância da Saúde, Luana Vital, informou que as doses terminaram nesta terça-feira, 03. A gerente ressaltou ainda, que o órgão está aguardando o envio de novos lotes da Sesab. Sobre o quantitativo que deverá ser enviado, Luana informou ainda, que também está a espera de um posicionamento do órgão estadual. No município cerca de 60% do público prioritário, já foi imunizado.
Candeias
No município de Candeias as doses da vacina também estão em baixa. De acordo com informações de uma enfermeira da Vigilância Epidemiológica, a quantidade de vacina reservada para hoje, seria distribuída apenas para o público infantil citado no grupo de prioridade. A servidora informou ainda, que amanhã provavelmente não terá vacina e ressaltou que a partir deste momento, o município ficará no aguardo do recebimento de novos lotes.
Simões Filho
No município de Simões Filho, de acordo com as informações da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nádia Simões, ainda existe uma quantidade mínima de doses da vacina que foram reservadas para internos do sistema prisional, idosos cadastrados na Sedes e idosos acamados. Agora com o término da vacina, o município aguarda o envio de um novo lote pela Sesab. A coordenadora divulgou ainda, o levantamento parcial de imunização da população, feito pelo sistema geral que é 8,66%.
Lauro de Freitas
Em Lauro de Freitas, as doses da vacina terminaram na terça-feira, 03 e existe uma previsão para que um novo lote da vacina seja enviado pela Sesab, para que a imunização seja feita na próxima semana.
A redação do portal Bahia No Ar, tentou contato ainda com os órgãos resposáveis pela imunização nos municípios de São Francisco do Conde e Mata de São João, mas não obteve resultados.