Segue até o dia 7 de setembro as inscrições, gratuitas, para o Nasa Space Apps Challenge, em Salvador (www.spaceappssalvador.com). A competição, que é considerada a maior do mundo, na categoria, acontece desde 2018 na capital baiana e busca entusiastas, que sejam maiores de 16 anos, para apresentar projetos em categorias que abrangem sustentabilidade para o planeta Terra, além de outros desafios espaciais.
Segundo a organização do evento, depois das inscrições, serão selecionados o total de 400 participantes, que terão que formar grupos entre 3 e 6 pessoas para apartir daí elaborar e apresentar um projeto durante a competição local.
O evento está programado para acontecer de 2 a 4 de outubro, e será 100% virtual. Os participantes acompanharão tudo gratuitamente pelo aplicativo Space&Terra (uma novidade desta edição que foi desenvolvido por Leka Hattori, representante local da Nasa).
Ainda conforme pontuou a organização, nesta edição, o objetivo é buscar fomentar ainda mais a presença feminina na ciência, tecnologia e empreendedorismo. Dessa maneira, a expectativa é de que haja, pelo menos, 40% de mulheres participando este ano.
A premiação para esta terceira edição na capital baiana, é de um “day use” em Costa do Sauípe, com resort “all inclusive” (alimentação inclusa). Os dois primeiros colocados na etapa local competirão na final mundial, na qual os vencedores são escolhidos pela Nasa.
Em 2019, a equipe Cafeína, formada por cinco estudantes baianos, foi a primeira turma oriunda do estado a vencer o mundial do Nasa Space Apps Challenge. Eles apresentaram o projeto batizado de Ocean Rider, responsável em realizar a coleta dos micros plásticos dos oceanos.