Com a chegada do mês de fevereiro, mês do Carnaval, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) convoca a população para doar sangue antes da festa. O apelo tem como objetivo estabilizar os estoques da Fundação e continuar atendendo com segurança e qualidade todas as demandas transfusionais do estado da Bahia.
Desde o início do ano, os estoques da Hemoba estão em níveis críticos. Historicamente, os bancos de sangue do país experimentam uma redução acentuada do número de bolsas coletadas no mês de janeiro. Esta redução está associada ao período de férias e festas, época em que as pessoas estão mais voltadas para o lazer.
Para ilustrar a redução dos estoques neste período, em janeiro de 2016 recebemos pouco mais de dez mil candidatos à doação em todo o estado, sendo que foram coletadas apenas 7.195 bolsas de sangue para os atendimentos de urgência, cirurgias e tratamentos de pacientes com doenças relacionadas ao sangue. Estes números estão muito abaixo da média anual, que giram em torno de 13 mil candidatos e nove mil bolsas.
Este ano, a sede da Hemoba registrou uma queda de 12% em comparação ao mesmo período do ano passado. No mês de janeiro, a média diária foi de 110 candidatos e 80 bolsas de sangue coletadas, sendo que seria necessário coletar, somente no hemocentro coordenador, cerca de 250 bolsas por dia, ou seja, há um déficit de 170 bolsas.
Com a aproximação do Carnaval, uma das festas mais populares da Bahia, a Fundação precisa se preparar para atender de forma rápida e segura possíveis emergências, muito comuns nesse período do ano, e garantir o fornecimento regular de sangue para mais de 350 unidades de saúde do estado. Para isso, a Hemoba vai precisar que os doadores compareçam a uma das suas unidades para ajudar a salvar vidas, doando sangue.
Onde Doar
Em Salvador, os candidatos podem comparecer nas seguintes unidades:
– Hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Aos sábados, das 7h30 às 12h30;
– Hospital do Subúrbio – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h, e das 13h às 16h30;
– Hospital Santo Antônio – Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) – De segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h;
– SAC Cajazeiras – De segunda a sexta-feira, das 7h às 15h;
– Hemóveis – Roteiros itinerantes, divulgados semanalmente nas páginas da Hemoba.
No interior do estado:
– Eunápolis
– Alagoinhas
– Hospital do Oeste – Barreiras
– Brumado
– Camaçari
– Feira de Santana
– Guanambi
– Irecê
– Itaberaba
– Itapetinga
– Jacobina
– Jequié
– Juazeiro
– Paulo Afonso
– Ribeira do Pombal
– Santo Antonio de Jesus
– Seabra
– Senhor do Bonfim
– Teixeira de Freitas
– Vitória da Conquista
– Valença
Confira os endereços e horários de atendimento no site da Hemoba.
Critérios de doação
Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior); não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.