O hospital de campanha montado na Arena Fonte Nova, em Salvador, deu início ao atendimento de pacientes com diagnóstico positivo para o novo coronavírus (Covid-19) no final da tarde de ontem (5). De acordo com informações do Governo da Bahia, as quatro alas de Terapia Intensiva da unidade saúde, que totalizam 100 leitos de UTI, serão batizadas com nomes de jogadores que fizeram história no futebol baiano.

A primeira delas se chamará Élcio Nogueira da Silva (Sapatão), que jogou no Bahia na década de 70. Ele faleceu na sexta-feira (5).

Élcio Nogueira da Silva, mais conhecido por seu apelido ‘Sapatão’ devido ao tamanho de seus pés, ganhou popularidade por sua “cara de mau” que intimidava os atacantes adversários. Capitão tricolor em todos os títulos da inigualável conquista do heptacampeonato estadual, entre 1973 e 1979. No total, o ex-zagueiro disputou cerca de 450 jogos pelo Esquadrão de Aço (em 224 deles o time não sofreu gols) e balançou as redes por 12 vezes.

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destacou que outros três nomes serão escolhidos para batizar as alas de terapia da casa de saúde exclusiva para o tratamento de infectados pela Covid-19.

“O hospital de campanha Arena Fonte Nova contará com 240 leitos, sendo 140 clínicos e 100 de UTI. Outros três nomes serão escolhidos para batizar as alas de terapia intensiva que serão abertas progressivamente, mediante o aumento da demanda”, contou Vilas-Boas.

Foram investidos pelo Governo do Estado mais de R$ 2,3 milhões nas adequações estruturais do estádio, para que fosse possível ampliar a rede assistencial dedicada aos pacientes com diagnóstico de Covid-19.

Ao todo, aproximadamente 800 profissionais atuarão na unidade.

Casos na Bahia

A Bahia, segundo atualização da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) na noite de ontem (5), já conta com o total de 26.419 casos confirmados da Covid-19 e 819 óbitos pela doença.

Os casos confirmados ocorreram em 334 municípios baianos, tendo maior proporção em Salvador (58,54%). A capital baiana, em números específicos, já soma 15.173 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus. Saiba mais.

Casos no Brasil

De acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, divulgados na noite da sexta (5), por volta das 21h40, o Brasil chegou a 35.026 mortes pelo novo coronavírus e 645.771 casos confirmados. A diferença para o último balanço, da quinta-feira (4), foi de 1.005 novos óbitos registrados no país.

0 0 voto
Article Rating