As crianças que moram em Feira de Santana, localizado a 108 km de Salvador, e que nasceram no Hospital da Mulher nos últimos 12 meses vão poder fazer o Teste da Orelhinha. O procedimento detecta problemas que, se tratado, pode curar e, assim, melhorar a qualidade de vida da criança.
Os cadastramentos das crianças, com até um ano de idade, acontecerão nos dias 6, 9 e 10, e o atendimento está marcado para acontecer de 11 a 20 – exceto o sábado e o domingo. De acordo com a prefeitura do município, cinco fonoaudiólogos farão o cadastramento. Os testes serão realizados no Ambulatório da Instituição.
A expectativa é que dezenas de crianças sejam submetidas ao teste, que é indolor e não invasivo. A meta é que cerca de 20 bebês sejam examinados, diariamente.
O teste da orelhinha é um exame simples para saber se está tudo bem com a audição da criança. Um aparelho eletrônico com fone é colocado no ouvido do bebê, o que permite ao médico verificar se a criança ouve normalmente. O exame não tem contraindicações e pode ser feito com o bebê dormindo.
Em bebês normais, a surdez varia de 1 a 3 crianças em cada 1.000 nascimentos, já em bebês de UTI Neonatal, varia de 2 a 6 em cada 1.000 recém-nascidos. A avaliação Auditiva Neonatal limitada aos bebês de risco é capaz de identificar apenas 50% dos bebês com perda auditiva.
As informações são do R7 Notícias.