Todo aprendizado adquirido com satisfação gera ansiedade pelo momento em que teoria vira prática. Para os educandos de música sinfônica do Projeto Cidade do Saber nas Escolas e do Conservatório de Música Sinfônica, o momento de mostrar um pouco do que aprenderam finalmente chegou. Nesta quinta-feira (27/11), às 16 horas, eles sobem ao palco do Teatro Cidade do Saber (TCS) para apresentar a I Mostra Didática do Projeto de Música Sinfônica.
Aproximadamente 150 educandos irão se apresentar, executando 14 canções que demonstram a evolução do aprendizado e o desenvolvimento gradual do talento dos futuros músicos profissionais. Nas mãos deles, violões, violinos, violas, violoncelos, trompetes, trompas, trombones, flautas, clarinetes, contrabaixo e instrumentos de percussão sinfônica se transformam em emoções. A principal delas é o sentimento de realização por estarem conseguindo avançar no aperfeiçoamento das habilidades musicais.
Lays Caroline Silva, 21 anos, frequenta o Conservatório de Música Sinfônica desde agosto, quando ingressou motivada pelo interesse de aprender a tocar violino. "Tinha o instrumento, mas não sabia tocar. Graças ao conservatório, estou aprendendo bastante e a oportunidade de mostrar isso junto com meus colegas me deixa muito animada", revela. Essa animação também contagia os professores, como o educador de sopro e percussão Fabrício Dalla Vechia, que testemunha a empolgação da turma diante de cada nova informação. "É muito bom vê-los tão motivados, se dedicando para apresentar tudo com perfeição. Mas o que mais me anima é saber que isso é só o começo. Tenho certeza que estou diante de futuros bons profissionais da música", diz.
A maratona de ensaios também é intensa fora dos limites geográficos da Instituição. Várias escolas públicas de ensino do município funcionam como unidades sinfônicas que abrigam as aulas de música. Na Mostra desta quinta-feira, turmas do Centro Educacional Reitor Edgard Santos, do Centro de Educação Paulo Freire e do polo musical Centro Educacional Marquês de Abrantes, irão apresentar o resultado parcial do ensino de instrumentos de orquestra. O professor Djair Macedo leciona violão e violino na Edgar Santos e diz que as expectativas são as melhores possíveis. "Os instrumentos estão afinados e os educandos também. Está tudo pronto. Queremos a comunidade lá para prestigiá-los e incentivá-los a continuar aprendendo", frisa.
Para Devson Luz, coordenador de Educação da Cidade do Saber, a Mostra é importante para os educandos e para a população. "Trata-se do resultado da soma de esforços do governo municipal, através da Secretaria da Educação e da Cidade do Saber, no intuito de ampliar o universo cultural e formar um polo de música sinfônica em nosso município. É importante que eles tenham a oportunidade de mostrar como estão evoluindo e que a população saiba que essa iniciativa está gerando resultados positivos", afirma.
As performances apresentadas na Mostra, além de atestar a funcionalidade dos projetos que incluem o ensino de música na vida dos estudantes, possuem metas que vão tão longe e tão alto quanto o sonho dos aprendizes, já que os planos incluem a formação de uma Orquestra Sinfônica composta pelos alunos destes projetos. O Projeto de Música Sinfônica contempla mais de 1.500 educandos em dez escolas públicas municipais. As notas instrumentais apresentadas na Mostra apontam para um novo momento no universo da música sinfônica em nossa cidade. Ouça e se permita vislumbrar o futuro!