Devido ao dia dos namorados (12/06), os técnicos do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), vão intensificar a fiscalização dos preservativos masculinos do dia primeiro a 11 de junho, véspera da data comemorativa.

Os fiscais percorrerão estabelecimentos comerciais que vendem o produto, como supermercados, farmácias e motéis, principais alvos da fiscalização no período.

Segundo o coordenador de fiscalização do Ibametro, Claudionor Filho, o consumidor deve tomar alguns cuidados importantes, como verificar se a embalagem está com algum tipo de alteração (rasgada, arranhada, amassada).

“É importante ler atentamente as informações contidas na embalagem ou nas instruções de uso, onde devem estar as marcas do INMETRO e do Organismo Acreditado pelo INMETRO, responsável pela Certificação do Produto bem como a data de validade”, alerta.

É importante lembrar que o preservativo é feito de látex de borracha natural, o que significa que é perecível e não deve ser exposto ao calor e ao sol.

“Somente são confiáveis os produtos com o selo do INMETRO, pois é o indicativo de que o preservativo foi aprovado pelo órgão”, destaca o coordenador de fiscalização.