mamadeiras e chupetas customizadas

Através de uma portaria publicada na última quinta-feira, 15, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)  proibiu a venda e distribuição de chupetas e mamadeiras customizadas coom cristais, pérolas, miçangas, pinturas ou qualquer alteração que estejam fora do padrão de conformidade.

A venda dos produtos fica proibida em todo o país e os fornecedores responsáveis deverão recolher os itens do mercado. “Esta é uma medida educativa muito importante, na medida que amplia o debate junto as famílias, para os perigos do uso de chupetas e mamadeiras customizadas. Estes itens se afastam dos requisitos mínimos de segurança definidos pelo Inmetro e oferecem potenciais riscos de asfixia decorrentes da aspiração ou ingestão de partes pequenas adicionadas aos produtos”, ressaltou Randerson Leal, diretor-geral do órgão ao site da capital, Bahia Notícias.

Toda chupeta, mamadeira e bico de mamadeira comercializados no país devem atender aos requisitos mínimos de segurança definidos em regulamentação técnica. A dificuldade de antever todos os possíveis riscos decorrentes de inovações tecnológicas e alterações na forma de comercialização levou o órgão a proibir a fabricação dos produtos com essas partes pequenas.