IBGE aponta que trabalho sem carteira e por conta própria bate novo recorde no país

Foto: Reprodução

Um novo recorde na série histórica de uma pesquisa, iniciada em 2012, foi atingido. Ele diz respeito à quantidade de pessoas que trabalham por conta própria e sem carteira assinada no país. O estudo, de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que a categoria por conta própria chegou a 24,3 milhões de pessoas no trimestre encerrado em agosto, o que significa alta de 4,7% (mais 1,1 milhão de pessoas) comparado ao mesmo período de 2018.

O número de empregados sem carteira de trabalho assinada atingiu a marca de 11,8 milhões de pessoas. Com isso, o crescimento anual é de 5,9% (mais 661 mil pessoas). Já o número de trabalhadores com carteira assinada ficou em 33,0 milhões.

Ainda de acordo com o IBGE, o resultado apresenta estabilidade tanto na comparação com o mesmo período do ano passado, como em relação ao trimestre anterior.

Em relação ao desemprego, a taxa no Brasil ficou em 11,8 % no trimestre encerrado em agosto e atinge 12,6 milhões de pessoas. O resultado também representa estabilidade frente ao trimestre encerrado em julho, quando a taxa ficou em 11,8% e o número de desempregados também foi calculado em 12,6 milhões.

Também em relação ao mesmo trimestre do ano passado (12,1%), a taxa de desemprego caiu 0,3 ponto percentual. Ainda houve melhora na comparação o trimestre móvel de março a maio (12,3%). Com informações G1.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*