O campus do IFBA (Instituto Federal da Bahia) em Camaçari suspendeu as aulas nesta terça-feira (26) em todos os turnos, devido a dificuldades enfrentadas pelos alunos para chegar à instituição, em razão da interrupção dos serviços de transporte coletivo urbano.
Em nota oficial, a instituição explicou que a decisão foi tomada após constatar que muitos estudantes não conseguiram acessar o campus devido à suspensão dos roteiros da empresa Safira, responsável pelos trajetos que atendem bairros da orla e outras regiões do município de Camaçari. A falta de transporte coletivo afetou diretamente o acesso dos alunos às aulas presenciais.
A gestão do campus se reuniu com o secretário de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, Coronel Alfredo Castro, mas, até o momento, não há previsão para a normalização dos serviços de transporte público na cidade. Como medida imediata, a Procuradoria Jurídica do IFBA foi acionada para avaliar possíveis providências.
Além disso, está sendo analisada a viabilidade de implementar o Ensino Remoto para as turmas do 4º ano dos cursos Técnicos em Informática e Técnico em Eletrotécnica, com o objetivo de garantir a conclusão do curso ainda este ano, minimizando os impactos causados pela interrupção das aulas presenciais.