O Instituto Federal da Bahia (Ifba) em Salvador suspendeu o calendário acadêmico suspenso. A decisão foi tomada durante reunião do Conselho do campus Salvador, nesta terça-feira (30) e é válida a partir desta quinta-feira (2).
“Hoje temos 18 campus e reitoria paralisados completamente. O campus de Salvador estava parado parcialmente, mas o suficiente para provocar situações de vulnerabilidade aos estudantes que assistiam a algumas aulas, sem falar do déficit no apoio dos técnicos administrativos que aderiram quase em sua totalidade à greve”, disse a coordenadora geral do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Federal (Sinasefe).
Com a suspensão, todas as atividades de sala de aula foram canceladas e o acesso dos estudantes ao Campus será permitido apenas para desenvolver atividades de pesquisa e extensão, desde que haja um servidor responsável pelo acompanhamento da atividade.
Na tarde desta quarta-feira (1°), haverá um ato no Farol da Barra, solicitando a recomposição orçamentária da Rede IF e a revogação do Novo Ensino Médio (NEM).
A gestão do campus lamentou os transtornos, mas afirma que alguns serviços seguem funcionando normalmente.
“É preciso que algumas atividades essenciais (fiscalização para pagamento dos contratos continuados e emissão de documentos acadêmicos) continuem em funcionamento no Campus, mesmo com a suspensão do calendário”, diz a nota.