Na noite desta sexta-feira (13), a Senzala do Barro Preto foi palco 43ª Noite da Beleza Negra, realizado pelo bloco afro Ilê Aiyê. O evento é marcado pela eleição da Deusa do Ébano do ano, sendo Larissa Valéria Sá Sacramento a escolhida entre 14 nomes apresentados.
O espaço-sede do Ilê, localizado no bairro do Curuzu, em Salvador, recebeu personalidades e autoridades para acompanhar a escolha da representante do bloco afro mais antigo do Brasil. Neste ano há um significado maior: 2024 marca os 50 anos de existência do grupo, e Larissa estará a frente dessas celebrações como a rainha do “Mais Belo dos Belos”.
Larissa Valéria tem 29 anos e é empresária, professora e coreógrafa. Participou da votação da Deusa do Ébano três vezes, conquistando nesta vez o título. A então postulante da função, Dalila Santos de Oliveira, escolhida ano passado, passou o manto para Larissa logo após a definição.
A eleição da Deusa do Ébano é uma forma de manter forte a autoestima da mulher negra baiana e brasileira, tendo finalistas avaliadas de acordo com seus conhecimentos e posicionamentos sobre cultura de matriz africana e sua beleza, a exemplo da maquiagem, trançados dos cabelos, estampas dos tecidos e, claro, a arte da dança.
Além do concurso tradicional, a Noite da Beleza Negra também trouxe shows shows da Banda Aiyê, Carlinhos Brown e Russo Passapusso. Além disso, foi apresentado um espetáculo intitulado “Azeviche”, dirigido por Elísio Lopes, em meio à Senzala lotada.