Conforme um novo decreto, publicado na terça-feira (21), a prefeitura de Ilhéus, cidade no sul da Bahia, seguiu com a implementação do protocolo econômico de reabertura do comércio no município. Com isso, a gestão municipal autorizou o início da terceira fase, batizada de “fase amarela”.
No início do mês, a prefeitura chegou a recuar da decisão, após o aumento de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. O município também recebeu uma ação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que foi acatada parcialmente pela Justiça.
No entanto, agora, a prefeitura decidiu continuar com a aplicação do plano de reabertura do comércio, salientando que a autorização da terceira fase é fundamentada por um relatório técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O comércio de Ilhéus começou a ser reaberto há mais de um mês, mais especificamente no dia 3 de junho.
Sobre a “fase amarela”
De acordo com o decreto, fazem parte da “fase amarela” os segmentos e atividades locais considerados de “risco médio”. O funcionamento deles deve estar condicionado ao integral cumprimento das exigências de higiene e demais medidas de prevenção e controle do novo coronavírus.
Os estabelecimentos que pertencem a fase três passaram a funcionar a partir de 0h desta quarta-feira (22). Entre eles, estão: as floriculturas, papelarias e livrarias, lojas de eletrodomésticos, varejo de equipamentos de telefonia e comunicação, tabacarias, cigarros, entre outros.
No caso do litoral, o acesso à praia também foi liberado pelo documento munciipal, exceto para a prática de esportes em grupo, a exemplo de futebol, vôlei e afins, assim como aquelas demais atividades que geram aglomerações.
Ademais, a prefeitura ainda determinou que o setor hoteleiro deve seguir algumas orientações específicas e obirgatórias, como: realizar aferição da temperatura corporal com termômetros digitais na recepção, uso obrigatório de máscara para funcionários e clientes, orientar o afastamento dos trabalhadores com sintomas da Covid-19 e evitar o contato físico, mantendo a distância mínima de dois metros entre as pessoas, sejam hóspedes ou trabalhadores.
A prefeitura informou também que está tomando as medidas de forma gradativa e com todas as exigências de higiene para a prevenção da Covid-19.
Fazem parte da terceira fase os seguintes segmentos:
- Floriculturas;
- Papelaria e livraria;
- Lojas de eletrodomésticos;
- Áudio e vídeo;
- Varejo de equipamentos de telefonia e comunicação;
- Tabacarias, cigarros e afins;
- Lojas de brinquedos e artigos recreativos;
- Lojas de departamentos e variedades ou magazines;
- Comércio varejista de equipamentos e suprimentos de informática;
- Lojas de cosméticos; hotéis e afins;
- Estabelecimentos bancários e financeiras
Casos em Ilhéus
O último boletim municipal, divulgado na terça-feira (21), Ilhéus tinha 2.487 infectados, desde o início da pandemia. Destes, 1.583 pessoas já estão recuperadas, 733 casos estão ativos e cumprindo isolamento domiciliar, 59 seguem internados e 112 pacientes foram a óbito.
No boletim da Secretaria de Saúde do Governo da Bahia (Sesab), Ilhéus aparece, até o momento, com 2.365 casos confirmados e 98 mortes, com taxa de letalidade de 4,14%.