Um incêndio atingiu, na tarde de sábado (9) um laboratório do prédio do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela, em Salvador.

Segundo a central da PM, populares ligaram no início da tarde informando a ocorrência, e em seguida o Corpo de Bombeiros foi acionado. Ninguém ficou ferido e o incêndio foi controlado horas depois.

De acordo com informações da direção da escola, no laboratório estavam equipamentos avaliados em mais de R$ 1 milhão, material de pesquisa, algumas realizadas há mais de 10 anos, além de produtos inflamáveis.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio não se alastrou porque o superaquecimento fez a tubulação de água estourar, ajudando a apagar o fogo. Os danos ficaram restritos ao laboratório. "Um tubo de água nos ajudou a fazer o controle até a nossa atuação. Felizmente os danos causados foram os menores possíveis", informou o sargento do Corpo de Bombeiros, Paulo Sérgio.

Toda a energia elétrica do prédio foi desligada. Estudantes, professores e pesquisadores se concentraram na porta do instituto, preocupados com o material de pesquisa.

“A fumaça é muito intensa e não está sendo permitido o ingresso de ninguém. Ainda não temos como avaliar a perda, mas com certeza é muito grande. Anos de pesquisa provavelmente ficarão comprometidos”, informou a diretora do instituto Maria Tereza Araújo.

"Era um laboratório de biopesquisa de engenharia, então tinha reagentes e produtos químicos. Não saberemos qual foi a causa até fazermos uma perícia", avaliou Ana Luiza Ribeiro, coordenadora de seguranaça da UFBA. Fonte: G1 Bahia