Foram presos nesta quinta-feira (7), o Cacique Rosivaldo Ferreira da Silva, conhecido como Babau, e o irmão dele, pois estavam armados e reagiram a uma ação de reintegração de posse em Olivença, no sul da Bahia, segundo informações da Polícia Federal. Ainda de acordo com a polícia, Babau foi preso em Ilhéus, também no sul do estado.
As armas apreendidas foram um revólver calibre 38, uma pistola e munições. O advogado da comunidade indígena, Valdir Mesquita, disse que conversou com Babau e que a versão dele é outra.
De acordo com a Polícia Federal a reintegração de posse a favor de um produtor rural começou na quarta-feira (6) em uma fazenda ocupada por índios da tribo Tupinambá, a três quilômetros de Olivença.
Não houve resistência. Mas nesta quinta-feira, quando o produtor rural que teve a terra reintegrada foi até o local com o maquinário para trabalhar, o equipamento foi depredado.
A Polícia Federal disse que quando a PM chegou foi recebida pelos índios a tiros e pedradas. Informou ainda, que Rosivaldo Ferreira da Silva tentou fugir em um carro, jogando o veículo contra uma barreira montada com as viaturas da polícia.
Eles ainda podem responder por resistência a ordem judicial e dano ao patrimônio privado e as viaturas da polícia.