Seis mulheres, duas delas espanholas, foram nomeadas para fazerem parte do Conselho de Economia, responsável por supervisionar as atividades administrativas e financeiras da Santa Sé, conforme anunciou o Vaticano através de um comunicado oficial.

Essa é a primeira vez que o Vaticano nomeia mulheres para este organismo, qe foi criado em 2014 pelo papa Francisco, e composto por 15 membros, oito deles cardeais ou bispos.

O cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Freising, continuará coordenando este comitê, mas o papa decidiu renová-lo amplamente ao nomear 13 novos membros, seis deles cardeais e sete especialistas não religiosos. Entre os novos especialistas, há seis mulheres das esferas acadêmica, política e financeira.

Ademais, a Santa Sé ainda designou como vai funcionar os novos integrantes religiosos do Conselho de Economia Péter Erdő, arcebispo de Eztergom-Budapest; Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo; Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo de Québec; Joseph William Tobin, arcebispo de Newark (Estados Unidos); Anders Arborelius, bispo de Estocolmo; e o italiano Giuseppe Petrocchi, arcebispo do Aquila.

0 0 votos
Article Rating