Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (11), apontam que a inflação da Região Metropolitana de Salvador (RMS) foi a menor do país no mês de abril. O índice ficou em 0,67% e indicou desaceleração em relação ao mês anterior.

Conforme o IBGE, no ano de 2022, o IPCA na RMS acumula alta de 3,95%. O índice ainda está abaixo do nacional, que é de 4,29%.

Nos 12 meses encerrados em abril, o aumento acumulado ficou em 12,78%, acima do nacional, que é 12,13%.

A inflação de abril foi puxada pelos alimentos e pelas bebidas. O pão francês teve a maior contribuição para a alta geral do número (4,40%), seguido pelo tomate (10,59%), que teve o maior aumento médio entre todos os produtos e serviços que fazem parte do IPCA.

O grupo de saúde e cuidados pessoais também contribuiu para a inflação da região, com o índice de 1,42%. A alta foi resultado, principalmente, do aumento dos preços dos medicamentos, autorizada em 1º de abril.

Ainda de acordo com os dados coletados no IPCA, o grupo de transportes e educação tiveram queda inflacionária em abril. No grupo dos transportes, a gasolina, com índice de -3,9%, teve a maior contribuição individual em “segurar” o valor da inflação do mês.

 

0 0 votos
Article Rating