As agências do do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), serão reabertas a partir do dia 13 de julho, e de maneira gradual. A decisão veio após o governo prorrogar, até o dia 10 de julho, o atendimento remoto aos segurados, conforme portaria publicada na segunda-feira (22), no Diário Oficial da União (DOU).

A portaria prevê que, a partir do dia 13 de julho, o atendimento presencial no INSS será restrito exclusivamente: aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135); e a serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, a exemplo da perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprinto presencial no INSS será restrito exclusivamente: aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135); e a serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotosmento de exigências.

De acordo com o Ministério da Economia, inicialmente, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com 6 horas de atendimento por dia.

O atendimento presencial nas agências do INSS foi suspenso no final de março, em razão do enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Na ocasião foi avisado que esse prazo poderia ser estendido, mediante a necessidade epidemiológica.

Segundo o governo, atualmente, o Brasil conta com 1.525 agências da Previdência Social. Dessa quantidade, 753 agências estão aptas a voltar a funcionar, o que representa 70% da capacidade de atendimento do INSS, segundo informou o governo.

Outras informações

Conforme frisa o INSS, no caso dos serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, o atendimento continua pelos canais remotos: Meu INSS (pelo site e aplicativo) e pelo telefone 135.

No site, o INSS disponibiliza um guia para ajudar as pessoas que têm alguma dúvida de como acessar o Meu INSS.

Para saber como gerar sua senha, bem como aprender a solicitar serviços e benefícios, acesse https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.

0 0 votos
Article Rating