Na manhã desta quarta-feira (22), a Polícia Federal deflagrou a Operação “Falsa Mortis”, que desarticula uma associação criminosa especializada na obtenção de benefícios previdenciários mediante fraudes contra o INSS, em Barreiras, no oeste da Bahia.
O esquema criminosa foi descoberto após uma investigação desenvolvida pelo Núcleo de Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos. Os agentes investigam o pagamento indevido de benefícios de Pensão por Morte e Salário-Maternidade.
Os policiais cumpriram dois mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, cidade vizinha de Barreiras.
De acordo com o texto da PF, “as investigações apontam para o envolvimento de servidores de Cartórios de Registros de Pessoas Naturais de diversos municípios da Bahia e do Paraná, que, supostamente em conluio com escritórios de contabilidade, fraudavam benefícios da espécie pensão por morte e salário maternidade se utilizando de documentação falsa”.
Se for confirmado a participação no crime, os envolvidos irão responder por “estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistemas de informações, falsificação de documento público e associação criminosa”.
*Com informações da Polícia Federal