Nesta quarta-feira (25) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o edital que abre seleção para 1.343 vagas do cargo de coordenador e 1.315 vagas para agente censitário do Censo 2020. As oportunidades estão distribuídas pelas 27 unidades da federação. Na Bahia, a seleção se dá apenas para a função de agente censitário, com 68 vagas no total.
Para ambas funções, a exigência é de nível médio completo. Os candidatos a coordenador censitário também devem ter Carteira Nacional de Habilitação definitiva ou provisória, dentro do prazo de validade, no mínimo para a categoria B.
As inscrições, que já estão abertas, seguem até o dia 15 de outubro, e devem ser realizadas, exclusivamente, por meio da internet, neste link.
As provas estão previstas para o dia 8 de dezembro, e serão realizadas em 1.031 municípios.
Quanto as remunerações mensais, o valor é de R$ 3.100 para Coordenador Censitário Subárea (CCS) e de R$ 1.700 para Agente Censitário Operacional (ACO).
A jornada de trabalho de ambas as funções será de 40 horas semanais, com oito horas diárias. Os contratados terão direito aos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, além de férias e 13º salário proporcionais.
O período máximo da contratação é de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a Lei nº 8.745/93.