O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou hoje (24) as famílias que vivem em áreas de risco em Salvador para os riscos de deslizamentos de encostas e barrancos. Desde o início da manhã, a chuva cai sem parar, e o fenômeno deve prosseguir até amanhã, segundo previsão do instituto.
A meteorologista do Inmet Bahia, Cláudia Valéria, disse que a continuidade da chuva pode deixar o solo encharcado em encostas e barrancos, o que pode gerar deslizamentos de terra ou até soterramento.
“Colocamos uma situação de aviso, chamando atenção, já que a frequência de chuva permanecerá por longa parte do período. É uma chuva que se mantém constante e acaba trazendo riscos de deslizamento e essa chuva vai continuar nos próximos dias, inclusive no fim de semana”, afirmou a meteorologista.
Cláudia Valéria explicou que as precipitações ocorrem com maior intensidade em outros municípios do estado, localizados na faixa litorânea, como Valença e Maraú, onde a chuva ultrapassou os 100 milímetros e foi considerada “significativa”.
A chuva, a baixa incidência do sol e a quantidade de nuvens interferiram, diretamente, na queda da temperatura máxima, cuja previsão caiu para 26 graus Celsius (ºC), na capital. A mínima, no entanto, permanece em torno de 22ºC.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que, desde a madrugada até o início da tarde de hoje, moradores da capital baiana solicitaram atendimento para 12 ocorrências, entre ameaças de desabamento e de deslizamento. Um imóvel desabou e um deslizamento de terra foi registrado. O órgão informou que não houve vítimas. Qualquer emergência deve ser encaminhada ao disque 199, da Codesal. Fonte Agência Brasil