Quem quer aproveitar o desconto de 10% sobre o valor total do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) tem até esta quinta-feira, 28, para quitar o débito à vista e aproveitar o benefício.

O IPVA este ano teve valor reduzido em cerca de 4,6% em razão da queda do preço dos automóveis ano passado. Assim, quem quitar o tributo até hoje pode ter um abatimento de quase 15 % se comparado ao que pagou em 2012. O imposto pode ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil (BB) ou do Bradesco.

Já para quem está devendo o IPVA de anos-base anteriores, não haverá desconto. Mas o débito pode ser parcelado em três vezes, junto com o IPVA 2013. E não adianta pagar este ano e deixar a dívida para trás: o certificado de registro e licenciamento de veículos só é liberado após a amortização do débito total.

Numa blitz, por exemplo, o condutor sem o documento tem seu carro recolhido. O veículo só é liberado com pagamento do imposto. Quem tem multas de trânsito penduradas também precisa quitá-las para receber o documento.

O autônomo Sizendando B.R. está em débito com o IPVA de 2012, no valor de R$ 1.060. Ele tem uma doblô 2010, carro utilitário e não quitou ainda o débito, conta ele, porque "me desorganizei, relaxei com os prazos". Resultado que, agora, terá de dar um jeito de quitar dois anos de imposto.

Ele questiona o valor do tributo: "Eu acho injusto e caro porque a gente não vê melhoria nas estradas e ruas da cidade. Eu mesmo perdi um pneu novo outro dia por causa de buraco. Tive um prejuízo de R$ 400", conta.

Mas ao contrário do que muita gente acredita a arrecadação do IPVA não é dirigido à melhoria de asfaltamento e sinalização do trânsito. O Estado ou município não têm obrigação de dar essa destinação ao dinheiro. Fonte: A Tarde