Uma noite cheia de surpresas e muita diversão. Assim foi a cerimônia de entrega do Troféu Dodô & Osmar, realizada nesta terça-feira, 8, a partir das 20 horas, no Teatro Castro Alves (TCA), no Campo Grande.
Promovido pelo Grupo A TARDE em parceria com o Grupo Engenho, o evento é considerado a mais importante premiação do Carnaval de Salvador. Este ano, a premiação contou com o apoio da rádio Piatã FM e da TV Aratu, com o patrocínio do Iguatemi, Bradesco, Prefeitura de Salvador e Petrobras.
A festa, que teve o roteiro e a direção artística assinados por Elísio Lopes Jr., começou com uma homenagem aos 40 anos dos blocos afros. As cantoras Nadjane do Olodum, Iracema do Ilê Aiyê, Cláudia Costa, do Cortejo Afro e Karina, do Malê Debalê, fizeram um pot-pourri de algumas canções afros, que ganharam uma versão tecno.
Um dos prêmios mais esperados da noite foi o de Melhor Bloco Afro, cujo vencedor foi 'O mais Belo dos Belos'. O Ilê Aiyê levou o troféu sob muitos aplausos do público.
Presidente do bloco, Vovô do Ilê recebeu o troféu (Foto: Eduardo Martins | Ag. A TARDE)
Já a categoria Melhor Bloco do circuito Barra/Ondina ficou com o Camaleão. Na avenida, quem levou foi o bloco As Muquiranas.
Na categoria Melhor Bloco de Samba, venceu o Alerta Geral. A de Melhor Bloco Infantil ficou com o Algodão Doce e o de Melhor Afoxé quem levou foram os Filhos de Gandhy.
Márcio Vítor ganha Melhor Música
Uma das categorias mais concorridas foi a de Melhor Música, cujo vencedor o cantor Márcio Vítor, com a música Lepo Lepo. O prêmio foi anunciado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto. Concorreram: Lepo Lepo (Felipe Escandurras e Magno Santana); Raiz de Todo Bem (Saulo Fernandes) e Tempo de Alegria (Gigi, Magno Santana e Felipe Escandurras).
A categoria Especial de Melhor Instrumentista de Guitarra Baiana foi criada este ano. O vencedor foi apontado pelos integrantes da família Macedo. Três artistas foram indicados: Robertinho Barreto (da banda Baiana System), Fred Menendez e Durval Léllys.
"É uma grande honra ganhar este prêmio. Isso é reflexo do trabalho que a (banda) Baiana vem desenvolvendo, ao dar destaque ao instrumento, em formato atual e não apenas como resgate musical", disse Robertinho.
"São 30 anos de trabalho. Eu nunca participei de algo tão grandioso. Foram tantos anos morando com Osmar, desde pequeno. Não tem como a guitarra baiana não fazer parte da minha vida", comentou Fred Menendez.
Durval Léllys diz que sempre foi fã número um de Armandinho. "Esta influência o fez crescer como artista.
Destaque Especial
Foi concedido prêmio de Destaque Especial para a Associação Carnavalesca de Entidades de Sopro e Percussão pelos quatro anos do "Circuito Sérgio Bezerra de Carnaval Acústico", para o Projeto Furdunçu e para o Microtrio.
Também receberam o mesmo prêmio o Afródromo, pela ação e empreendedorismo, e a banda Alavontê, pela criatividade e pela irreverência.
Um dos pontos altos foi a apresentação de Ivete Sangalo. Ela surgiu gloriosa, cantando Lepo Lepo em arranjo de jazz, com dançarinos em estilo de Broadway. Com informações do jornal A Tarde.