Jair Bolsonaro é o novo presidente do Brasil

Sua campanha presidencial foi lançada em agosto de 2018

Foto: Reprodução/Instagram

Jair Bolsonaro (PSL) é o novo presidente do Brasil e vai governar o país nos próximos 4 anos. Com 100% das urnas apuradas, Bolsonaro teve 55,13% dos votos apurados, neste domingo (28). Fernando Haddad conquistou 44,87% dos votos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os números foram:  Jair Bolsonaro conquistou  57.796.986 votos e Haddad 47.038.963 dos votos.

Bolsonaro avançou nas pesquisas e conquistou os votos nos seguintes estados: AP, ES, RJ, SP, SC, RS, MG, GO, PR, SP, AC e AM.

Foto:Reprodução/Instagram

Biografia

Aos 63 anos, Jair Bolsonaro é um militar da reserva, filiado ao Partido Social Liberal (PSL). É deputado federal desde 1991, atualmente em seu sétimo mandato. Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977 e serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército Brasileiro. Tornou-se conhecido do público em 1986, quando escreveu um artigo para a revista Veja criticando salários de oficiais militares, depois do qual foi preso por quinze dias apesar de receber cartas de apoio de colegas do exército. Foi absolvido dois anos depois.

Bolsonaro ingressou na reserva em 1988, com o posto de capitão, para concorrer à Câmara Municipal do Rio de Janeiro naquele ano. Foi eleito vereador pelo Partido Democrata Cristão, partido que hoje está extinto. Em 1990, candidatou-se a deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Bolsonaro foi o candidato mais votado, com apoio de 6% do eleitorado fluminense (464 mil votos, sendo reeleito por seis vezes. Durante seus 27 anos na Câmara dos Deputados, Bolsonaro ficou conhecido por ser uma personalidade controversa, por conta de suas visões políticas populistas e de extrema-direita, que incluem a simpatia pela ditadura militar no Brasil (1964–1985 e a defesa das práticas de tortura por aquele regime.

Sua pré-candidatura à Presidência foi lançada em março de 2016 pelo Partido Social Cristão. Em janeiro de 2018, no entanto, anunciou sua filiação ao Partido Social Liberal (PSL), o nono partido político de sua carreira desde que foi eleito vereador em 1988.

Sua campanha presidencial foi lançada em agosto de 2018, com o general aposentado Hamilton Mourão como seu vice na chapa. Ele se apresenta como “defensor dos valores familiares”.

No dia 6 de setembro de 2018, Bolsonaro foi vítima de um ataque durante uma campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais. O candidato foi atingido por uma facada no abdômen e necessitou passar por um procedimento de laparotomia exploratória na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. Adélio Bispo de Oliveira, identificado como o autor do crime e posteriormente preso, declarou, no boletim de ocorrência, que o ato foi “a mando de Deus”. Adélio foi filiado ao PSOL entre 2007 e 2014; o partido emitiu uma nota classificando o atentado como “um grave atentado à normalidade democrática e ao processo eleitoral”.

No dia 7 de outubro, Bolsonaro ficou em primeiro lugar no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018, com o candidato Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), em segundo. Os dois se enfrentarão novamente no segundo turno, em 28 de outubro.

Casamentos e filhos

Bolsonaro foi casado com Rogéria Nantes Nunes Braga, a quem ajudou a eleger vereadora da capital fluminense em 1992 e 1996 e com que teve três filhos: Flávio Bolsonaro (deputado estadual fluminense), Carlos Bolsonaro( vereador da cidade do Rio de Janeiro, o mais jovem do país)e Eduardo Bolsonaro. De seu segundo casamento, com Ana Cristina Valle, teve Renan.

Em 2007, conheceu sua atual esposa, Michelle de Paula Firmo Reinaldo, quando ela era secretária parlamentar na Câmara dos Deputados. Nove dias após ser contratada, os dois firmaram pacto antenupcial e, dois meses depois, casaram-se no papel. Em 2013, o casal fez uma cerimônia religiosa realizada pelo pastor Silas Malafaia. Com Michelle, o deputado teve a sua primeira filha, Laura Bolsonaro. A família mora em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*