Durante a manhã desta terça-feira (31) o ministro da Justiça, Sérgio Moro voltou a falar a portaria (Nº 152), editada na sexta-feira (27) passada, que restringe pelo prazo de 30 dias, a entrada de estrangeiros de todas as nacionalidades no território brasileiro. A medida, no entanto, não é aplicada ao transporte de cargas.
Pelo Twitter, Moro destacou: “Nossas fronteiras aéreas estão fechadas para a entrada de estrangeiros devido ao novo coronavírus. Jamais as fecharemos para o retorno de brasileiros. Seria inaceitável. Todos juntos nesse desafio.”.
Por recomendação da @anvisa_oficial, todas as fronteiras aéreas estão fechadas para estrangeiros de todas as nacionalidades. Salvo as exceções, como brasileiros que precisem voltar para o Brasil, dentre outras. Entenda mais lendo a matéria: https://t.co/fwjNTzt0d9 pic.twitter.com/ZcSpunc21O
— Ministério da Justiça e Segurança Pública (@mjspgov) March 30, 2020
A medida, que visa o combate ao novo coronavírus (Covid-19), entrou em vigor ontem (30).
Inicialmente, ainda na semana passsada, o Governo Federal havia proibido a entrada de estrangeiros de países com maior risco de contágio da doença, a exemplo da Itália e da Espanha. Porém, resolveu ampliar o fechamento aéreo para todas as nacionalidades.