O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e do ex-presidente da República, José Sarney, segundo a  reportagem desta terça-feira (7) do jornal “O Globo”.

De acordo com a publicação, o procurador-geral pede a prisão dos citados por suspeita de eles estarem obstruindo as investigações da Operação Lava Jato. A reportagem diz ainda, que os pedidos de prisão estão com o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, relator da Lava Jato no tribunal, há pelo menos uma semana.

O jornal afirma também que Janot pediu também o afastamento de Renan da presidência do Senado, a exemplo do afastamento de Cunha.

O senador disse ao veículo citado, que mantinha apenas uma relação institucional com o ex-presidente da Transpetro e que na conversa com Sérgio Machado expressou apenas um ponto de vista sobre a Lava Jato.

Segundo o G1, a defesa de José Sarney disse que é “inacreditável” que os advogados dos interessados não tenham acesso às delações que estão em todos os jornais. A defesa disse ainda que Sarney em momento algum tentou interferir na Lava Jato e confia no poder Judiciário.

A alegação de Janot de que Sarney, Jucá e Renan estariam agindo para barrar a Lava Jato se baseia, segundo o jornal, na delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que, de acordo com a reportagem, traz indícios de que os três queriam limitar as investigações.

 

 

0 0 votos
Article Rating