Eleito novo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) começou a anunciar seu secretariado nesta segunda-feira (19). Dos 25 chefes de pasta que devem compor a gestão, o petista divulgou 11.
Adolpho Loyola foi anunciado para a Chefia de Gabinete. Ele é membro do Grupo de Transição Governamental e atualmente exerce o cargo de secretário de Comunicação.
Entre os nomes também está o do deputado federal Afonso Florence (PT), ex-ministro de Desenvolvimento Agrário na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que agora será secretário da Casa Civil.
Já a secretaria de Saúde terá Roberta Santana em sua liderança. Segundo Jerônimo, ela ocupa funções estratégicas de gestão no governo da Bahia desde 2007. A atual secretária estadual da Saúde, Adélia Pinheiro, passará para a pasta de Educação.
O Doutor e mestre em Direito Felipe Freitas será secretário de Justiça e Direitos Humanos. No Governo do Estado, o profissional já havia atuado como assessor técnico na área de igualdade racial e políticas públicas de juventude.
Deputado Federal reeleito, Sérgio Brito (PSD) fica com a Secretaria de Infraestrutura. Quanto à Secretaria da Fazenda, esta segue sob liderança do economista Manoel Vitório.
Quem também continua é o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, que já foi diretor técnico do Complexo Petroquímico de Camaçari, bem como secretário de Habitação e Infraestrutura da cidade. Outra figura conhecida em Camaçari que integra o quadro de secretários é Luiz Carlos Caetano (PT), nas Relações Institucionais.
Fabia Reys, atual secretária de Promoção da Igualdade Racial, irá para a pasta de Assistência e Desenvolvimento Social. Conhecido como Tum, o Deputado Estadual Wallison Torres (Avante) também está na lista divulgada hoje, sendo este secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura.