No artigo intitulado "Caxirola: poupe-nos do som da Copa do Mundo 2014 do Brasil", o jornal britânico The Guardian ironizou a invenção de Carlinhos Brown para o mundial do ano que vem. A publicação define a caxirola como um "chocalho glorificado" e também a compara a instrumento similar, utilizado na Inglaterra em 1966 e que acabou banido dos estádios por ser considerado uma arma em potencial, por causa de seu formato.

Outra relação inevitável é a que o jornal estabelece com a vuvuzela, instrumento que "veio a definir a Copa do Mundo na África do Sul mais do que o futebol em si". Descrito como "irritante", o som da vuvuzela incomodou alguns jogadores e torcedores que compareceram aos estádios, fazendo com que esta fosse banida dos estádios em todas as competições européias pela Uefa.

"E então chegamos à caxirola, prova concreta de que nenhum momento de expressão momentânea deve deixar de ser explorada comercialmente", afirma John Crace, autor do artigo. Em vídeo, ele também cita que o instrumento fará sua estreia no jogo entre Bahia e Vitória deste domingo (27).

"Se você achou que as vuvuzelas eram ruins, espere até ouvir a caxirola, um pedaço de plástico verde e amarelo trazido a nós pelo Ministério do Esporte brasileiro", antecipa.

Correio