Um jovem foi morto com golpes de faca, na madrugada desta segunda-feira (25), no município de Planalto, no sudoeste da Bahia. O crime aconteceu durante uma festa de cavalgada.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Cleiton Lima dos Santos, de 19 anos. Ele chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo testemunhas, o autor do crime e a vítima teriam se desentendido na cavalgada. O suspeito do crime, também de 19 anos e sem nome revelado, teria atingido Cleiton com três golpes de faca. Ninguém foi preso até o momento. O crime será investigado pela Delegacia Territorial de Planalto.

Sobe para 20 número de mortes pela dengue na Bahia 

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou que chegou a 20 o número de pessoas mortas pela dengue na Bahia, neste ano.

272 municípios estão em estado de epidemia, Salvador é uma delas. 73.310 casos suspeitos foram informados até esta quinta-feira (21).

As mortes foram confirmadas em: Jacaraci, Piripá, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Barra do Choça,  Ibiassucê, Irecê, Santo Estevão, Campo Formoso, Caetité e Juazeiro.

Em Camaçari:

Prefeitura convoca pré-adolescentes para se vacinarem contra a dengue

A fim de combater a propagação dos casos de dengue no município, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), convoca pré-adolescentes (de 10 a 14 anos) residentes no município para se vacinarem. A imunização se dá por meio da aplicação da vacina Qdenga, disponível gratuitamente nas 42 unidades de Saúde da Família (USF) e Básica de Saúde (UBS) distribuídas entre a sede e a costa da cidade.

De acordo com a pasta, das 22.425 doses da vacina disponíveis para o público-alvo, até o momento foram aplicadas 3.727, o que representa 16,62% desse universo. De acordo com Pedro Gomes, clínico geral da USF da Gleba B, “já temos fortes evidências do quanto é necessária a vacinação, porque ela previne que os pré-adolescentes desenvolvam a forma grave da dengue, seja a hemorrágica ou as outras complicações que a doença possa trazer. Então, é muito importante que haja essa conscientização dos pais e/ou responsáveis da necessidade e da importância de ser feita a vacinação”, alertou o especialista.

Israel Rosa, pré-adolescente de 11 anos, disse que foi tranquilo o procedimento realizado na manhã desta sexta-feira (22/3). “Foi bom, e nem doeu. Eu falo pra outras crianças que é bom tomar vacina, porque vai ajudar a não pegar doenças. É só uma picadinha. A picada de uma formiga dói mais”, relatou o jovem morador do bairro Natal, que compareceu à USF acompanhado por seu responsável.

Para que a imunização esteja completa, são necessárias duas doses da Qdenga, respeitado o intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda aplicação. O atendimento nas unidades de saúde acontece por demanda espontânea, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante autorização dos pais e/ou responsáveis que, na ocasião, devem apresentar o cartão de vacinação, e número do cartão SUS ou CPF do menor.

A aplicação do imunizante não poderá acontecer caso o menor esteja com a doença ou sintomas sugestivos; seja imunossuprimida (que têm baixa imunidade); e que tenha tido dengue há menos de seis meses.

Com objetivo de ampliar o alcance da mobilização contra a propagação da doença, a Sesau promove, também, ações itinerantes de vacinação contra a dengue, direcionadas ao público-alvo da campanha, que já aconteceram no Boulevard Shopping Camaçari e no Outlet Premium.

 

0 0 votos
Article Rating