Uma jovem moradora de Monte Gordo, no município de Camaçari, alcançou 900 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.
Karine das Virgens Lima, de 21 anos, concluiu o ensino médio em 2018, no Colégio Estadual de Monte Gordo e desde então, tem dedicado o seu tempo aos estudos.
“Quando saí do colégio, cheguei a trabalhar como jovem aprendiz em hotéis turísticos da região, mas ano passado abdiquei do trabalho para focar nos estudos”, declara.
As notas obtidas no Enem permitem a entrada no Ensino Superior através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Karine explica que nos últimos anos, estudou sozinha em casa, usando o recurso da internet, assistindo vídeos e fazendo uma média de três redações por semana.
“Meu foco era conseguir uma boa nota no Enem para ingressar em uma universidade pública”, enfatiza. Para ela, dissertar em cima do tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” foi de suma importância. “Pra mim foi ótimo pois é um tema amplo que eu pude debater e argumentar, com base em meus estudos e assim consegui desenvolver bem a temática”.
A camaçariense sonha cursar psicologia na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e para isso, já vai dar o primeiro passo, se inscrevendo para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), entre os dias 16 e 24 de fevereiro.
“Pretendo fazer Psicologia por que é um curso que pesquiso muito e me identifico. Vejo como uma profissão necessária na atualidade. Meu sonho é conseguir me formar e após ter uma carreira estruturada, ter minha própria clínica”, finaliza.