O estoque de processos pendentes de julgamento na 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal pode adiar a análise do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para agosto. A defesa do petista argumenta, nesta ação, que o ex-juiz Sergio Moro, atual ministro do governo Bolsonaro, atuou com parcialidade ao condená-lo na operação Lava Jato.
A sessão da próxima terça-feira, 25 de junho, será a última do colegiado no semestre e, com a aproximação do recesso forense, há uma tendência de que os ministros se mobilizem para julgar um número de maior de processos. Antes da pausa nos trabalhos, os ministros da corte se reúnem ainda nos dias 26 e 27 de junho, mas no plenário. As sessões serão retomadas em 1º de agosto.
Embora o habeas corpus de Lula esteja pautado para julgamento na próxima terça após devolução de vista do ministro Gilmar Mendes, a presidente da 2ª Turma pode alterar o cronograma de última hora. Em dezembro do ano passado, quando o caso começou a ser discutido pela 2ª Turma, o relator da Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, e a ministra Cármen Lúcia rejeitaram o pedido do ex-presidente.
Apesar de frustrar a defesa do ex-presidente, Fachin fez uma observação ao final do voto: “Cumpre consignar que ninguém está acima da lei, especialmente da Constituição: nem administradores, nem parlamentares, nem mesmo juízes. Procedimentos heterodoxos para atingir finalidade, ainda que legítima, não devem ser beneplacitados.” A discussão foi interrompida por um pedido de vista de Gilmar Mendes, que anunciou que vai liberar o processo para ser julgado no dia 25 de junho. Faltam votar, além de Gilmar, os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.
O julgamento se dará após a divulgação, pelo site The Intercept Brasil, de uma série de mensagens trocadas entre Moro, então juiz da Lava Jato, e o procurador Deltan Dallagnol, um dos autore da denúncia do Ministério Público Federal que levou à condenação de Lula no processo do tríplex do Guarujá.
Continuará preso por uns 50 anos
Jose Luiz Koutynho a imprensa baiana ra muito preocupada
Ele tem que pagar pelo a corrupção dos cofres públicos e nós que estamos pagando caro por isso
Alexandro Marques Dos Santos assim como Aécio e Cia tá pagando. Acorda!!
Joelma Guedes pois é eles também,a hora deles vão chegar também e de todos os demais
Agosto de 2020
Em que ano? ????
Edna Almeida 2050
Luis Diego kkkk tomara
Deveria ser adiado para 2022 este criminoso deveria pegar perpétua.
Bando de jegue
O que nos revolta ainda mas, que esse elemento, mesmo preso, nos dá prejuízo, pois só de cadeia são 300.000,00 + 200.000,00 de aposentadoria de Presidente e seus custos de motoristas entre outros, além dos custos com centenas de recursos de HC.
Servidão humana, depender desta figura para qualquer coisa. Melhor (até), fazer programa.
Infelizmente, a ganância de muitas pessoas, fazem com que seus futuros sejam direcionados a um abismo. Achou que iria transformar nosso país em um lugar “SOMBRIO”… Que a justiça seja feita, aqui na terra, como no céu.
é Bom Lembrar que ainda tem uns 10 processos a ser julgado desse Ladrrrrrrrrrrrrão
Esquesse Lula se conforme pois tu vai apodrecer na cadeia
https://www.youtube.com/watch?v=da0VMPvf3cI
Depois para 30 de fevereiro.
Só podem ser liberado daqui a 11 anos
lula livre
Lulapreso!
Lugar de ladrão é na cadeia