Foi acatado o pedido de indeferimento das autodeclarações raciais de ACM Neto (União Brasil) e de sua vice, Ana Coelho (Republicanos), junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Corregedoria-Geral Eleitoral estabeleceu um prazo que dura até sábado (3) para que os dois apresentem contestação, justificando a razão de terem se autodeclarado pardos, segundo informa o BNews.
A ação é referente a um pedido do candidato a deputado federal Jorge X (PSOL), que questiona a veracidade dessa autodeclaração, vista por muitos como uma forma de oportunismo utilizada para ampliar o acesso ao recurso do fundo partidário.
“Queremos saber se eles passaram por uma banca de heteroidentificação da Justiça Eleitoral. A gente sabe que eles não passaram porque a gente já investigou administrativamente e a informação que nos foi passada foi a de que a Justiça Eleitoral não instituiu banca de heteroidentificação racial. O Corregedor-Geral acolheu nossa ação e intimou a chapa para se manifestar”, Jorge X declarou.