Embora tenha destacado a importância da cooperação com o governador Rui Costa (PT) no combate à pandemia, ACM Neto (DEM) não deixou de tecer críticas à gestão feita pelo Partido dos Trabalhadores na Bahia. Em entrevista ao Bahia No Ar, nesta sexta-feira (28), o presidente nacional do Democratas apontou supostas falhas de Rui e de seu grupo político, principalmente na área da educação.

“Lamentável o que 16 anos de governo do PT deixam para a Bahia. O legado do governo do PT na educação, infelizmente, é o de posicionar a Bahia como uma das piores educações do Brasil. A gente olha em Camaçari, por exemplo e a situação não é diferente: escolas abandonadas, poucos investimentos. O Centro Educacional de Camaçari, no bairro do Phoc, a gente vê que abriga também estudantes do ensino médio porque a unidade estadual do bairro não funciona bem, então o município acaba tendo que recepcionar no Centro Educacional esses alunos que são da rede estadual. Isso vem acontecendo em vários municípios”, relatou.

O ex-prefeito de Salvador afirmou ainda que este “fracasso” na educação revela o descaso e o descompromisso que o partido de Rui teria com o futuro dos baianos. Para sustentar sua crítica, ACM Neto citou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pesquisa na qual o estado da Bahia obteve o terceiro pior desempenho do Brasil entre os alunos do ensino médio, em 2019.

A crítica de Neto ao governo do estado se estendeu também à segurança pública que, a seu ver, é uma marca negativa da Bahia. A falta de planos em relação ao turismo e a ausência de estratégias de retomada econômica pós-pandemia também foram citadas.

Quase explicitamente, o político já se posiciona como pre-candidato ao governo estadual e diz que é preciso “romper com os velhos modelos”. Pouco antes, ainda nesta semana, o possível candidato da oposição ao pleito, Jaques Wagner (PT), também se referiu ao Democrata como representante de uma “coisa antiga”.

0 0 votos
Article Rating