A prefeitura de Lauro de Freitas decretou estado de alerta, neste sábado, 09, por causa da chuva que atinge a cidade desde a madrugada. O Rio Ipitanga transbordou e alagou diversos bairros da cidade. Em um deles, 80 famílias foram afetadas e perderam móveis e eletrodomésticos, segundo a Defesa Civil do município. Não há registro de feridos.

Estão alagados os bairros Lagoa da Base, Chafariz, Lagoa dos Patos, Portão e Itinga. As ruas afetadas são a Sempre Verde, Boca da Mata, Chile, no bairro Caji, além da Avenida Brigadeiro Mário Espigal, no Centro.

Em Itinga, houve também deslizamento de terra na Rua Jardim Pouso Alegre e alagamento na Rua Jardim Jaraguá.

De acordo com o responsável pela Defesa Civil da Cidade, David Santana, 50 funcionários do órgão e da prefeitura trabalham junto com homens do Corpo de Bombeiros para minimizar os transtornos.

A prefeitura da cidade também cancelou eventos por causa do temporal. Um deles foi a ação de saúde que aconteceria na Escola Rotary de Quingoma, no bairro Quingoma de Fora.

Em caso de emergência, os moradores podem ligar para o telefone 199, da Defesa Civil, ou o 193, dos Bombeiros. O Disque Denúncia, que atende pelo número 153, também está em alerta para receber as solicitações dos moradores.