“Nós vamos abrir agora, nessa primeira fase, os shopping centers, os centros comerciais, os templos religiosos”, esses segmentos integram a primeira fase de reabertura do comércio de Lauro de Freitas, prevista para a próxima segunda-feira (27), conforme destacou a prefeita da cidade, Moema Gramacho. Nesta quinta-feira (23), ela participou da quarta reunião dos gestores da Região Metropolitana de Salvador (RMS), para debater a retomada econômica das localidades que pertencem ao grupo.

“Nós vamos abrir agora, nessa primeira fase, os shopping centers, os centros comerciais, os templos religiosos e vamos continuar batalhando para que essa quantidade de leitos de UTI possa continuar tendo a base de ocupação de setenta e cinco por cento [75%] para que nós possamos, então, passar para a segunda fase que é de abrir as academias, de abrir as barracas de praia, e assim sucessivamente. Nós vamos fazer por fases e condicionando sempre a quantidade da oferta de leitos de UTI”, informou.

Na presente data, até o fechamento desta matéria, o balanço da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) aponta que a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto, exclusivos para o tratamento de pacientes graves infectados pelo novo coronavírus (covid-19), é de 73%, ou seja, dos 1.071 leitos ofertados para toda a Bahia, 778 estão ocupados e 293 seguem vagos.

No caso especifíco do toque de recolher, Moema assegurou que o município irá manter a medida de restrição noturna, independente do que ficar decidido no decreto estadual. No entanto, os horários ainda estão em definição.

“Será mantido. Não sei se o decreto do governador [Rui Costa], do Governo do Estado, será mantido. Mas, o município já tinha um decreto anterior ao do Governo do Estado, nós vamos reavaliar agora quais os horários que nós vamos manter o toque de recolher”, contou.

Situação epidemiológica

Após ser questionada sobre o atual cenário de casos confirmados da Covid-19 em Lauro de Freitas, Moema definiu a situação como “estável”.

“É uma situação estável […] Estável por conta das ações que nós fizemos. Mas, mesmo assim, tem um número considerável de casos, Em compensação, nós temos tratado muito das pessoas, pelo número de mortes, apesar de que, pra mim, se tivesse uma já era demais. Mas, tem sido controlado em função de termos conseguido salvar essas vidas”, analisou.

No boletim municipal divulgado nesta quinta-feira, o município já soma 3.792 infectados, desde o início da pandemia. Destes, 2.149 pessoas já estão recuperadas, 1.555 pacientes seguem em isolamento domiciliar, 27 em isolamento hospitalar e 61 foram a óbito.

No Boletim Epidemiológico da Secetaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), também da presente data, Lauro de Freitas aparece com o total de 3.958 contaminados e 63 mortes, desde o início da crise sanitária. A taxa de letalidade é de 1,59%.

3.5 8 votos
Article Rating