Lauro de Freitas tem vacinação exclusiva contra a gripe para idosos acima de 70 anos

Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe). Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

Nesta terça (24) e na quarta-feira (25), apenas os idosos, com idade acima de 70 anos, poderão receber a vacina contra as gripes Influenza A (H1N1 e H3N2) e B em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo a prefeitura de Lauro de Freitas, a medida visa priorizar o público mais vulnerável e, com isso, reduzir a aglomeração de pessoas nos postos de vacinação. Sendo importante ressaltar que a vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus (Covid-19).

A primeira etapa da campanha, que contempla idosos e profissionais da saúde, segue até o dia 15 de abril. A partir do dia 16, novos públicos alvo serão incluídos nos critérios de vacinação.

A prefeitura disse ainda que a imunização do público, na faixa de idade entre 60 e 69 anos, será reprogramada assim que o Ministério da Saúde disponibilizar doses necessárias para a demanda existente na cidade.

“Até lá, em Lauro de Freitas criamos um esquema para realizar a imunização dos idosos em escolas e os profissionais de saúde nas Unidades de Saúde Familiar. Separamos esses públicos para evitar aglomerações ou demora no atendimento”, destacou o secretário da Saúde de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro.

Ontem (23), dia em que a campanha de vacinação foi iniciada, o órgão afirmou que 8.256 pessoas foram vacinadas.

Alternativas

Os idosos residentes em Lauro de Freitas, podem ainda aderir a um sistema de atendimento semelhante aos de drive thru (quando não é preciso sair do carro para receber a vacina). O modelo foi aplicado no estacionamento do Restaurante Popular, no Centro, na quadra do Colégio Dois de Julho, em Itinga, e na entrada do Vila Tênis Clube, em Vilas do Atlântico.

“Nesses locais é possível atender idosos mediante apresentação de documento com foto. Os componentes do grupo alvo não precisam descer de seus veículos para serem imunizados”, alertou Vidigal.

A vacinação é realizada também em instituições de longa permanência e em domicílio de idosos que estejam acamados ou que tenham mais de 80 anos e sejam cadastrados nas Unidades de Saúde da Família.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*