Lavagem do Bonfim contará com operação especial de serviços aos fiéis

A operação especial vai contemplar áreas como transporte, mobilidade, saúde e fiscalização.

Foto: Divulgação

Para que tudo saia de acordo com a vontade popular, a mobilização da Prefeitura de Salvador para organização da Lavagem do Senhor do Bonfim envolve diversas secretarias. Por isso, uma operação especial passa por áreas como transporte, mobilidade, saúde e fiscalização. A lavagem acontece no próximo dia 16.

De acordo com a Prefeitura, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) preparou uma operação especial no trânsito nas regiões do Comércio e da Cidade Baixa. Haverá proibição de estacionamento, e alteração do sentido de fluxo de algumas vias, além da necessidade de bloqueio no trânsito.

Carga e descarrega no dia do cortejo só poderá ocorrer até as 6h da manhã, sendo permitida a circulação de veículos com capacidade de até mil kg nas vias do percurso do cortejo. Entre 17 e 19 de janeiro, serão permitidas carga e descarga das 8h às 14h.

A partir das 19h da quarta-feira (15), serão instaladas 74 barreiras de trânsito fixas. No dia da lavagem, a partir das 6h, mais 24 barreiras de trânsito móveis serão instaladas no percurso, permitindo apenas a passagem de veículos autorizados e de serviços públicos.

Para garantir a tranquilidade no deslocamento dos fiéis durante a Lavagem do Bonfim, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) irá reforçar as linhas de transporte coletivo para dar mais conforto ao público que participará da lavagem. No dia da festa, todas as linhas do sistema de transporte de Salvador estarão operando com 100% da frota de ônibus. Para garantir mais comodidade aos usuários, 19 destas linhas que atendem à região do evento vão prolongar o horário final de atendimento até às 0h.

Será disponibilizado também 36 veículos extras da frota reguladora para auxílio no retorno para casa após as comemorações. Os veículos estarão disponíveis das 13h às 22h, no Largo do Papagaio, para atender à demanda. Na Estação da Lapa, também serão disponibilizados seis veículos da frota reguladora, de 16h às 23h. Como o tráfego na região do Bonfim será interditado, as linhas que operam no local sofrem mudanças de itinerário de acordo interdições realizadas pela Transalvador.

O Elevador Lacerda e os três planos inclinados de Salvador funcionarão gratuitamente, em horários diferenciados. O elevador estará em operação entre as 6h e 23h. O Plano Inclinado Liberdade-Calçada funcionará das 7h às 20h. O do Pilar operará das 7h às 18h. E o Gonçalves, das 7h às 19h.

O combate ao trabalho infantil requer atuação de diversas políticas públicas e dos órgãos de garantia de direitos. A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) estará fiscalizando o trabalho infantil intensificando a atuação na região do cortejo. Serão 21 profissionais da equipe atuando na região no dia da lavagem.

Para garantir a assistência à saúde aos fiéis durante a Lavagem do Bonfim, na próxima quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um esquema especial de suporte aos soteropolitanos e turistas.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*