Lázaro Ramos e Taís Araújo participam da tradicional e bissecular Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, realizada no município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, nesta quarta-feira (14). Vestidos de branco, o casal participou de uma missa e acompanhou os festejos do evento, que é patrimônio imaterial do estado desde 2010.

“Coisa mais linda. Ontem foi tão lindo ver as senhoras descerem a ladeira, tão emocionante. Depois teve a missa e é muito importante estar aqui”, comentou Taís Araújo.

As homenagens à Irmandade da Boa Morte, formada por mulheres negras, trata-se de uma confraria afrocatólica brasileira que, por muito tempo, foi responsável pela alforria de inúmeros negros escravizados. A programação cultural e religiosa sempre acontece em agosto, mês dedicado à Nossa Senhora, seguirá até o próximo sábado (17), reunindo cultura e religião em manifestações de fé, respeito e solidariedade, para lembrar a luta e resistência do povo negro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Na terça-feira (13), a celebração começou. As irmãs vestiram-se de branco e seguiram em procissão da sede da Boa Morte em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, carregando a imagem da santa em um andor.

Na quarta-feira (14), com a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, as irmãs saíram da sede da Irmandade em uma procissão noturna, carregando velas, cantando canções e fazendo menção à dormição de Nossa Senhora ao longo do trajeto.

Nesta quinta-feira (15) terá como tema Nossa Senhora da Glória. A caminhada sai pela manhã da sede, seguida por filarmônicas locais. Elas transportam flores e carregam um andor até a Igreja Matriz, onde acontecerá uma celebração religiosa. Neste momento, ocorre a transferência dos postos, com a posse da nova equipe de festas para o próximo ano.

A programação se estende até o sábado (17), com muito samba de roda e uma farta refeição servida durante os cinco dias de celebração, com alimentos que representam os orixás.

0 0 votos
Article Rating