Um levantamento expostos pelo secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, durante seminário realizado nesta quinta-feira (16), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), aponta que um de cada três municípios do estado não tem um delegado de Polícia Civil atuando nas atividades de investigação criminal. No total, 160 cidades baianas estão sem estes profissionais, o que representa cerca de 38% do total de municípios no estado (417).

O seminário “Os Municípios e o Seu Papel na Segurança Pública” foi realizado no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB). Na oportunidade, o secretário informou que o problema será resolvido parcialmente com a nomeação dos cerca de 900 profissionais, entre delegados, investigadores e escrivães, que vão iniciar, em agosto, o curso de formação. Deste total, cerca de 100 são delegados.

Mauricio-barbosa_SSP
Secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa.

Maurício Barbosa ressaltou que os concursos para escrivães e investigadores, em 1997, e para delegado, em 2000, foram judicializados, o que dificultou a realização de novos processos seletivos.

Além da convocação dos profissionais da Polícia Civil, o secretário disse que cerca de 1.800 policiais militares estão em treinamento e deverão começar a atuar no próximo ano.