Como já haviam prometido no decorrer da semana, moradores do distrito de Vila de Abrantes, em Camaçari, realizaram na manhã deste sábado um protesto contra a possível ampliação do pedágio na Estrada do Coco.
Liderados por alguns vereadores, os manifestantes se reuniram na Praça da Igreja Matriz de Vila de Abrantes e seguiram para a entrada do Condomínio Recanto de Abrantes, onde bloquearam a pista.
Imagens enviadas a redação do Portal Bahia no Ar, mostram os vereadores petistas Professora Patrícia e Teo Ribeiro que recentemente romperam com o prefeito do município Ademar Delgado (PT) recebendo a apoio do vereador Jorge Curvelo (DEM) e do ex-secretário de Turismo, Valdir Freitas –vale lembrar que este último , também já esteve do lado do governo, no entanto, na última eleição foi o candidato a vice-prefeito com Maurício de Tude (PTN).
O protesto é contra a construção da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, uma alternativa para os motoristas evitarem o trânsito do município de Lauro de Freitas para chegar a Salvador.
A ordem de serviço foi assinada pelo governador Rui Costa em janeiro deste ano. A previsão é que a obra seja finalizada no ano que vem e será executada pela Concessionária Bahia Norte (CBN), com o investimento de R$ 220 milhões.
De acordo com o projeto, parte da praça administrada pela Concessionária Litoral Norte (CLN), localizada na BA-099, pode ser desmembrada para a região do Rio Joanes, próximo a Lauro de Freitas. Com isso, os moradores de Vila de Abrantes, para ir a Salvador passariam a ter que pagar o pedágio – mas para voltar, no sentido Arembepe, continuaria a não ser necessário.